Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Pastores e Lobos

E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte." (Isaías 56.11)


A natureza de um lobo é ser selvagem. Seu instinto o leva a caçar, sua forma de se relacionar tem por finalidade a sua sobrevivência, vivem em matilha (bandos). Já pastores tem a natureza dócil e harmoniosa. Não tem instinto, tem uma missão. Relacionam-se com outros pastores por amizade e aprendizado. E, relacionam-se com as ovelhas por amor e dedicação.


São tão antagônicos, tão diferentes. Como um Lobo pode se passar por um Pastor? Em várias ocasiões vi figurações de lobos que se disfarçam em ovelhas. Inclusive a expressão "lobo em pele de cordeiro é lobo mau" é um ditado popular antigo que denota a possível investida do lobo em disfarçar-se em uma ovelha. Mas, Lobo passar-se por Pastor é incrível! Porém, não é nada de outro mundo e nem de outro meio.
Estamos cercados de "Lobos" em função pastoril. Diz o profeta Ezequiel: "... pastores que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?" (Ez. 34.2), se espanta! Lobos são egoístas, gulosos, não racionais.

Mas, possuem uma característica, ainda mais letal: São dissimulados! Conseguem enganar a muitos, inclusive até a si mesmos. Agem sorrateiramente com palavras falaciosas e arrebatam o coração de muitos. Lobos são atraentes e fortes. Pastores são destemidos e gentis! Como pode um Lobo passar por um Pastor? Incrível isso! Mas, acontece com frequência. Estamos cercados de Lobos. 

Vendedores de sonhos, negociadores da fé, gananciosos, famintos por riqueza terrena e êxito fútil. Ludibriam as ovelhas e arrancam-lhes as carnes. Mas, dissimulam seu comportamento com vestimentas sacerdotais impecáveis e aceitas nos meios religiosos. Alguns se vangloriam de tê-las usado e, por isso mesmo foram mais reconhecidos e até melhor tratados. São considerados e tidos como verdadeiros sacerdotes. Argumentos falaciosos são a sua arma mais
exitosa. Porém, o fim deles não será o melhor. Eles têm a Deus por inimigo e, logo o Senhor das ovelhas, as retirará de seu domínio (Ez 34.10). Pastores devem ser segundo o coração de Deus (Jr 3.15), conhecedores e praticantes da Palavra da Verdade, arraigados e sólidos na sabedoria divina e com testemunho ilibado e idoneidade reconhecível. Esses, sim, devem ser honrados e imitados! (Hb 13.7).

Como pode um Lobo passar por um Pastor? Ah! Ovelhas admiram Lobos. Pastores devem combater os Lobos e defender as ovelhas! Esse é o papel mais importante dos Pastores no enfrentamento do inimigo: Impedir que os Lobos adentrem ao aprisco das ovelhas.
Pastores, os cães sempre estarão por perto! Procuram uma oportunidade, esperam por uma brecha. A Ormiban é um dos agrupamentos de Pastores que Deus tem se utilizado para combater essa investida sutil e estratégica de nosso inimigo.


Pr Róbson Júnior – Secretário Executivo da Ormiban